• Dekor Art

Cuidados Básicos para Mármores, Granitos, Quartzitos e Quartzos (Silestone)

Atualizado: 24 de jun. de 2021

Esses materiais atemporais, necessitam de alguns cuidados para que sempre permaneçam belos.

Por se tratarem de produtos naturais ou com compostos naturais, possuem poros, e esses poros podem absorver substâncias que além de causar manchas, podem corroer o material. Essas manchas geralmente são causadas por óleos, gorduras, elementos ácidos como urina, frutas cítricas, refrigerantes e outros químicos como álcool, este último tão utilizado em tempos de Pandemia.

Coisas do dia-a-dia, como uma lã de aço esquecida por alguns dias em cima da bancada da cozinha, pode liberar ferrugem e manchar sua bancada. Isso vale para grampos de cabelo, por exemplo, ou quaisquer produtos ferrosos que venham a oxidar e estejam em contato com o material.

Madeiras e pontas de cigarro também são causadores de manchas. Restos de madeiras sem tratamento ou serragem de madeira, em obras por exemplo, estando em contato direto por diversos dias com a superfície do material, através de um processo causado pela humidade do ar, também podem resultar em manchas irreversíveis.

Para evitar esse tipo de transtorno, onde em alguns momentos, pode ser solucionado apenas com a substituição da peça, sugerimos que seja aplicado um impermeabilizante. Tal produto vai repelir água, óleo, qualquer tipo de gordura, e outras substâncias que possam manchar a pedra. A aplicação é realizada na superfície do material, evitando assim que essas substâncias nocivas penetrem os poros.

Materiais escuros estão mais suscetíveis à riscos, já os mais claros podem manchar com maior facilidade.

A depender do material, temperaturas extremas, também podem manchar, nesse caso, a prevenção é não deixar itens como panelas quentes ou copos gelados em contato direto.

O único material que é resistente a tudo isso relatado acima, é a superfície de quartzo ultracompacta. Na Dekor Art® comercializamos o DEKTON® produto original da Cosentino®, esta, a maior fabricante de superfícies de quartzo do mundo.

Evite excesso de peso sob as bancadas. Para se ter uma ideia, o mármore, o granito, o quartzito e o quartzo, são tão cortantes quanto o vidro, então nem pense em sentar sob o material ou subir na bancada para trocar uma lâmpada, por exemplo.

Para a limpeza e manutenção é recomendável o uso de água com detergente neutro. Nunca utilize produtos químicos corrosivos como água sanitária.


Aqui as manchas ocorreram por temperaturas extremas. Há alguns materiais mais sensíveis do que outros, no caso acima, o Mármore Gris Armani. Os Mármores Carrarra e Nero Marquina também possuem o mesmo nível de sensibilidade.

5 visualizações0 comentário